segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

De fato, os melhores!

A FIFA escolheu nesta segunda (12) os melhores futebolistas do ano. E a premiação foi mais do que merecida e aprovada. Cristiano Ronaldo, o português bom de bola, foi eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo da temporada 2008. O atacante do time inglês Manchester United derrotou o ex-mlehor do mundo Kaká, o argentino Lionel Messi e os espanhóis Xavi e Fernando Torres.
Ao receber o prêmio, Cristiano Ronaldo agradeceu aos familiares, amigos e companheiros de clube. O português conquistou nada mais nada menos que 7 prêmios individuais neste ano que passou, por essa e por conta da bola redonda que jogou, mereceu o título de melhor do mundo de 2008.
Detalhe: O segundo colocado foi o argentino Messi. Na opinião deste blog o argentino tem tudo para levar a bola de ouro neste ano que se inicia. Messi é um craque e o que o rapaz vem jogando pelo Barcelona não é brincadeira não.



No lado feminino quem levou a melhor pela terceira vez foi a brasileira Marta. A jogadora da seleção brasileira e futura estrela da liga americana de futebol, levou a melhor sobre a também brasileira, Cristiane.
Marta conquistou apenas um título este ano que foi pelo seu ex-clube na Suécia. A atleta poderia ter levado outro.Não levou porque a seleção feminina do Brasil ficou em segundo lugar nas Olimpíadas de Pequim.

Craques na copinha ?

A Copa São Paulo de futebol Juniores reúne pra lá de cinco dezenas de times de todo o país. Neste domingo teve o fim a primeira fase. Agora, somente 32 times continuam na disputa.
Agora veja você. Dizem que a "copinha" é um celeiro de novos craques. Não enxergo desta forma e vou explicar o porque.
Na opinião deste blog, a copinha deixou de ser um berço dos craques a tempo. Hoje em dia, os garotos que tem idade para jogar a Copa SP já integram o elenco principal de seus times. Com isso a copinha não passa de um "empurrão" para os mais esforçados que enxergam na competição talvez a última chance de realizar aquele sonho de criança de ser um jogador de futebol.
Ora bolas, veja: Alexandre Pato, hoje jogador do Milan da Itália sequer passou nesse teste da copinha. O talento do rapaz chamou atenção dos gringos antes mesmo de competir pelos juniores. O que falar de Philipe Coutinho, 16 anos. O garoto tem idade para jogar a Copa SP, porém já integra o elenco principal do Vasco e vem cotado para ser titular do grupo e digo mais, o muleque já tem contrato fechado com a Inter de Milão a partir de 2010.
Então vamos parar de forçar a barra e dizer que está competição é celeiro de craques. A Copa São Paulo não passa de uma competição de empresários principiantes que caçam estrelas em um céu escuro.