terça-feira, 3 de março de 2009

Tolerância Zero.

Não podemos deixar que esse "clima" de violência espalhe ainda mais. Para se ter uma idéia, em Campos já temos mais de 40 homicídios somente este ano.
Neste fim de semana, podemos relatar atos de violência na Bahia em um jogo de futebol. Uma pequena confusão acabou em uma briga feia e teve até policial apontando arma para os torcedores, inclusive um homem ainda não identificado sacando uma arma e agindo como uma autoridade. Resultado disso, alguns feridos e um torcedor que saiu desacordado do estádio, mas felizmente já passa bem.
Reparem nisto: Domingo o Botafogo colocou no Maracanã mais de 70 mil torcedores. O adversário foi o humilde Resende. Agora veja, se o adversário fosse o Flamengo, aposto que não colocaria metade. Não com medo de uma derrota do time para os rubro-negros, mas sim por medo, por insegurança. Hoje ouvi isto na rua e fiquei encucado. Realmente, a maioria dos torcedores que foram aos estádio Domingo, foram tranquilos e com a certeza que não haveria confusão, pois era jogo de uma torcida só.
As autoridades precisam fazer algo mais, já fizeram e fazem bastante, como a nova lei que não se pode vender nem consumir bebidas alcoólicas nos estádios cariocas. Mas precisa haver uma maior rigidez nesta regra pois ainda encontramos bares vendendo bebidas.
Realmente é inadimissível que haja tal violência no futebol. Sendo mais claro e objetivo, é uma violência da sociedade que atinge também o futebol. Tudo isso é falta de educação, falta de estrutura familiar, falta de respeito pela vida, falta de punição. Responsáveis por essa violência, somos todos: poder público, a polícia, a justiça, os clubes, as federações, a CBF e também os jornalistas esportivos.
Enfim, tolerância zero. Mas apesar de tudo, viva o futebol brasileiro!